
"Foi o nosso 11 de Setembro”.
(Secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame)
No dia 17/10/2009 o Brasil parou para assistir a uma cena Hollywoodiana só que está cena acontecia no estado do Rio de Janeiro mais precisamente no Morro dos Macacos.
Um helicóptero da Policia Militar do Rio de Janeiro que sobrevoava a região foi abatido por traficantes. Após uma manobra de extrema dificuldade e um pouso de emergência realizado em um lugar de difícil acesso e de grande densidade populacional o piloto e alguns de seus companheiros permaneceram vivos, porém três policiais não conseguiram sair do helicóptero e chegaram ao óbito.
Toda essa situação teve inicio quando os traficantes do morro São João tentaram invadir o morro dos Macacos a polícia em uma tentativa de intervir neste confronto manda tropas adentrarem e sobrevoarem o morro, só que a situação fugiu dos controles da PM.
A partir desta tragédia o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio (BOPE) entrou em ação e a guerra que já existia nesta local somente piorou, pois a intenção do BOPE (assim como foi mostrado no filme “Tropa de Elite”) e encontrar os culpados desta tragédia independente dos artifícios que seja necessário usar.
Porém quem acaba sendo mais prejudicado em toda essa situação são os moradores, pois até hoje (24/10/2009) foram contabilizados 41 mortos à maioria são inocentes, são moradores.
Quantas pessoas mais deverão morrer? Por mais quanto tempo as escolas ficaram fechadas? Quantas pessoas continuaram a dormir fora de casa porque simplesmente não conseguem subir o morro até chegar a sua residência? Quantos policiais serão atingidos? E como iremos sediar as Olimpíadas de 2016?
Larissa Grasiele