sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Toda censura é burra!



É incrível como Raul Seixas foi um gênio ao compor e interpretar a música “metamorfose ambulante”, pois em uma frase ele conseguiu descrever o maior fenômeno que acontece na vida de uma pessoa, que é justamente a sua mudança. Vivemos transformações quase que diárias, umas importantes outras nem tanto, mas essas mudanças estão sempre presentes.

Hoje eu fiquei pensando muito nessas mudanças e um fator motivador para que isso viesse à tona foi o fato do Jornal Francês Le Monde ter elegido o presidente Luís Inácio Lula da Silva, como O HOMEM DO ANO, se esse fato tivesse ocorrido no ano de 2008, tenho certeza que eu teria feito até festa, mas o ano de 2009 para mim fez com que eu enxergasse o presidente com outros olhos.

Claro, não podemos negar que esse ano foi um ano de vitória para o nosso país, vitórias essas alcançadas pela equipe comandada pelo presidente, podemos fazer uma lista de vitórias e avanços alcançados (Copa de Futebol Masculino 2014, Olimpíadas 2016, Pagamento das dividas do FMI, Aumento de 30% nas bolsas do PROUNI, investimentos no PAC, etc).

Porém este ano foi muito vergonhoso ver a posição adotada pelo presidente no que se trata do setor de comunicação. Vários vexames foram dados e muitas especulações vem sendo feitas, sobre uma onda de censura que o nosso presidente quer adotar no país.

No começo eram somente especulações até que no dia 17/05/2009 o Brasil acorda com a decisão do STF de que o jornalista não necessita mais de diploma para exercer a profissão, muitos ficaram chocados, outros acharam normal. Mas o que está em questão não é somente o diploma e sim que o intuito da retirada do diploma, teve uma segunda intenção que é a retirada da credibilidade do Jornalista e isso se dá pelo fato do Jornalista ter grande impacto na formação de opiniões da sociedade, e esse estando sem credibilidade não tem mais tanto poder de formação de opinião.

Após a queda do diploma um importante veículo de comunicação que é O Jornal Estado de São Paulo foi censurado no dia 31/06/2009, o jornal está há 148 dias sob censura. Esta censura e aplicada no caso investigado pela Polícia Federal do Maranhão que foi denominado de “Operação Boi Barrica”. O jornal está proibido que relacionar direta ou indiretamente o nome do empresário Fernando Sarney as investigações.

Podemos pensar que esses atos praticados pelo presidente são coisas tolas e banais que não merecem muita atenção, pois afinal de contas o que ele vem fazendo pelo país e de grande valia.

Porém se pensarmos deste jeito estaremos renegando todo o sacrifício realizados pelos Revolucionários que lutaram durante a ditadura militar exercida no país na década de 60, pois na época em a ditadura se agigantou os militares fizeram coisas pelo país que até então nunca se tinha feito, mas a censura social existia e ela começou aos poucos.

Larissa Grasiele

Grupo Teatral Usina dos Atos

Nasceu no dia 19 de outubro de 2009, o Grupo Teatral Usina dos Atos.
Uma iniciativa que visa a aproximação das pessoas, a arte como centro de uma sociedade justa e humana, a arte como fator essencial para a discussão do ser, enquanto agente transformador.
Trazemos uma proposta inovadora, objetivos que visam as pessoas, sem distinção de cor ou classe social. Acreditamos que todos podemos fazer parte do mesmo palco da vida.

CONHEÇAM MAIS SOBRE O GRUPO E DIVULGUEM NOSSA SELEÇÃO DE ELENCO.
SEJA UM AGENTE TRANSFORMADOR E FAÇA PARTE DESSA CORRENTE, EM PROL DA CULTURA E DA DIVERSIDADE HUMANA.