sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Fator Previdenciário... É para rir ou pra chorar?

Prepara o teu documento
Carimba o teu coração
Não perde nem um momento
Perde a razão
Pode esquecer a mulata
Pode esquecer o bilhar
Pode apertar a gravata
Vai te enforcar
Vai te entregar
Vai te estragar
Vai trabalhar
Chico Buarque

Alguém já ouviu falar do tal FATOR PREVIDENCIÁRIO??? Pois é, o fator previdenciário reduz em média 0,5% o valor da aposentadoria.
“As aposentadorias por tempo de contribuição ao INSS requeridas a partir do dia 03/12/2008 ficarão, em média, 0,5% menores do que os benefícios concedidos até novembro de 2007. A mudança é conseqüência da divulgação, pelo IBGE, da tabela de expectativa média.” (Movimento sindical)
O novo cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição, não é calculado apenas pelo que o trabalhador já contribuiu durante a sua vida, mas também em razão do que a Previdência estima ter que devolver, sob a forma de aposentadoria. Nesse raciocínio, quem se aposenta com menos idade (por ter começado a trabalhar mais cedo, por exemplo), receberá o benefício por mais tempo. Para compensar essa “DESPESA”, o INSS reduz o valor das aposentadorias.
Esta “PROEZA” é alcançada pelo fator previdenciário, um redutor aplicado sobre a média das contribuições que o trabalhador pagou ao INSS. Em resumo quanto menor a idade e maior a expectativa de vida, MENOR O VALOR DO BENEFÍCIO.
É um MECANISMO CRUEL, porque prejudica aqueles que começaram a trabalhar mais cedo. Além disso, a expectativa de vida usada para o calculo é apenas uma média, que não reconhece as diferenças sociais ou regionais e iguala a sobrevida de um grande empresário nascido em berço de ouro em São Paulo e a de um lavrador do Vale do Jequitinhonha.

TRABALHAR MAIS E GANHAR MENOS ... Esse é o lema!!!
Até então, quem se aposentava, recebia 100% da média das 36 últimas contribuições. Hoje, para ter direito ao benefício integral um homem que começou a contribuir aos 18 anos de idade terá que trabalhar por 47 anos. Se mulher serão necessários 42 anos.
Acho que existe uma solução... Podemos protelar o pedido de aposentadoria para ter direito a um benefício um pouco maior! Mas infelizmente isso vai ser muito difícil!!! Coincidência??? Acho que não!!!! Temos dois motivos para não fazermos isso: Em primeiro lugar, porque ao adiar a aposentadoria, o segurado estará deixando de receber o benefício, pelo qual ele já pagou. Além disso, todo ano o fator previdenciário é recalculado com base nas novas tabelas divulgadas pelo IBGE. Como os dados apontam para uma elevação do tempo médio de vida dos brasileiros, o valor inicial das aposentadorias sofre considerável redução a cada ano. Neste caso então podemos dizer que não tem saída, TEMOS QUE ABAIXAR A CABEÇA E ACEITAR AS CONDIÇÕES IMPOSTAS!!! Têm sempre um MANÉ, para criar novas mudanças para dificultar um trabalhador a se aposentar.
Em suma, o fator previdenciário só serviu mesmo para transferir dinheiro dos trabalhadores. E de quebra, favorecer a privatização do sistema previdenciário!!!

Daniela dos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário